equipe:
arq. luciano cersósimo
arq. bruno padovano
arq. patrícia bertacchini
consultoria:
Urban Systems Brasil
terreno: 18415m²
área construída total: 13512 m²
área do lote (virtual): 350 m²
área das casas:
3 dormitórios: 216 m²
4 dormitórios: 238m²
total: 20 casas
áreas complementares: salão social, lazer, portaria, centro de comércio/serviços
A proposta do condomínio residencial foi desenvolvida, após análise de mercado, para um grupo de investidores poder rentabilizar com um lote até então ocioso, com área total de 18.415m², em região valorizada da cidade de Goiania.
O condomínio é composto por 20 casas geminadas, de 3 ou 4 dormitórios, podendo ter piscina ou não, além de bosque, playground, brinquedoteca, salão de festas e academia para o uso coletivo. Foi proposta ainda uma edificação com espaços comerciais voltados para a via pública, locáveis, com o intuito de gerar receita para a manutenção do condomínio. Foram previstas soluções sustentáveis como reuso de água, uso de energia solar, coleta seletiva, etc., tanto para as casas como para as áreas comuns do empreendimento.
A implantação do projeto se difere das soluções usuais: as garagens estão dispostas nos limites laterais do lote, separadas das habitações pelas vias internas que percorrem o perímetro do condomínio. O acesso às unidades é feito de modo individualizado e protegido das intempéries, estando as casas locadas com pouco recuo em relação às ruas. Essa solução possibilitou a criação de um bosque, de uso comunitário, na área central do lote. Optou-se por manter os fundos de todas as unidades abertas para esse bosque, para que as áreas de lazer de todas as casas possam ser integradas às áreas de convívio coletivo, e ainda, permitindo e incentivando o convívio social. O bosque foi idealizado com uma variedade de espécies arbóreas, com soluções paisagísticas adequadas a cada finalidade. Árvores de grande porte oferecem sombreamento e ar puro para todos, e um percurso contínuo para caminhadas permeia todo o condomínio.