equipe:
arq. luciano cersósimo
arq. beatriz dias
arq. paulo epifani
estag. rodrigo yuuki sakai
área reformada: 184 m²
O projeto de reforma teve como concepção, a adequação de um imóvel alugado para o funcionamento de uma loja/locadora de bicicletas elétricas. Com intervenções mínimas, mas que definissem uma identidade que poderá ser replicada facilmente nas futuras expansões, foram propostos materiais econômicos e de fácil instalação. Pisos sobrepostos aos originais, iluminação disposta em trilhos eletrificados, empenas com aplicação de imagens que remetem à temática da mobilidade urbana e uso de painéis metálicos perfurados modulares, que servem de suporte para expositores e para material publicitário, possibilitando assim flexibilidade e praticidade para novos arranjos.
A integração da loja com o espaço público se dá através da ciclofaixa viária estendendo-se para o interior da loja, e dos próprios painéis, que levam informações relacionadas aos produtos e ao uso de bicicletas como meio de locomoção, partindo desde os espaços internos até a via pública. Essa desejada interação com a cidade, configura a edificação como um equipamento urbano, quase uma “estação”.
O piso térreo acomodou o espaço da loja física, onde são feitos os atendimentos aos clientes e de onde partem com as bicicletas. A oficina de revisão das bikes ocupa a parte posterior do lote. O piso superior abriga os espaços administrativos e operacionais, com estações de trabalho e sala de reuniões.