equipe:
arq. luciano cersósimo
arq. beatriz dias
arq. nilson zampoli
área do lote: 1.200m²
área edificada: 265m²
Localizada em Igaratá, a residência rob foi projetada para o lazer aos finais de semana da família e seus convidados. Relacionando-se diretamente com a paisagem em que se insere, está fortemente vinculada à represa e às atividades náuticas. A implantação da construção se acomoda à declividade do terreno e projeta-se em direção às visuais, apoiando-se em apenas dois pilares, e assim, causando pouco impacto sobre o sítio. Em seus três níveis, a construção dispõe de espaços apropriados à pesca, atividade a que o proprietário dedica grande parte de sua estada.
A laje superior configura-se como um grande convés, um mirante de contemplação que se funde à paisagem e viabiliza diversas atividades sociais (convívio, mirante, jardinagem, descanso, fogueira, pesca, etc.). O pavimento intermediário acomoda a residência, toda ela circundada pela incrível vista, que se observa desde o acesso ao seu interior em uma posição central da casa. Foi projetada com seus espaços orientados adequadamente ao conforto ambiental, aproveitando-se, dessa forma, dos recursos naturais. É protegida da incisão solar direta por grandes beirais e venezianas brise, e usufrui de ventilação natural constante. Suas acomodações, voltadas para o sol nascente, foram posicionadas de forma a desfrutarem de conforto e tranquilidade. Totalmente envolta por caixilhos que permitem integração com a varanda, as áreas sociais flutuam sobre a paisagem, causando a impressão de se estar em uma embarcação. O deck inferior pode abrigar atividades distintas, desde eventos gastronómicos à abrigo para o barco de pequeno porte, e estende-se desde o corpo da edificação até sobre as águas da represa, onde delimita uma piscina natural.
Pode-se acessar qualquer ambiente da residência a partir de suas áreas externas, produzindo um fluxo fluído e orgânico por toda extensão do lote e permitindo uma integração total entre os espaços aberto e fechados. O projeto tira partido de elementos naturais para a construção utilizando pedras, madeira, vegetação e água, fundindo-se assim à paisagem.